Escola Municipal 04.30.005 Tenente General Napion
Sala de Leitura Monteiro Lobato
Profª Nádia Rabelo
Projeto: ENCONTRO COM PORTINARI
“ Aprender arte não é apenas produzir pinturas ou colagens, mas é estar em contato com obras de arte e perceber que elas são objetos que retratam a cultura de uma época e que através dela podemos conhecer, de uma forma espetacular, culturas diferentes e refletir sobre elas.”
Candido Portinari foi um dos maiores artistas brasileiros dos últimos tempos e mostrar a importância de sua arte , como forma de manifestação de sentimentos , acontecimento e emoções de uma época se faz necessário.
Objetivos
• Apreciar as obras de Portinari;
• Conhecer a vida de Portinari e o contexto em que viveu:
• Conhecer algumas obras do artista, assim como suas características principais:
• Apreciar e produzir obras a partir de impressões próprias( RELEITURA):
• Valorizar as próprias produções e a dos colegas;
Público Alvo
Alunos das turmas 8301( Profª Auristela), e 8.803 ( Profº Marcos)
Metodologia do trabalho
Inicialmente promover uma discussão com os alunos a respeito do que eles conhecem sobre a arte e perguntando se eles gostariam de aprender mais sobre isso, se gostam de pintar, se já ouviram falar sobre o “pintor dos pés grandes”.
A seguir, leitura do livro “Crianças Famosas: Portinari”, fazendo-os perceber como “Candinho” ficava triste com a miséria das pessoas e discutir o porquê de tantas pessoas passarem fome e viverem nas ruas.
CURIOSIDADES:
Os lavradores com que Portinari conviveu na infância foram tema de grande parte dos quadros que ele pintou, já adulto
Portinari retratou, em suas telas, o ser criança e o ter infância, a divertida aventura das pipas pelo ar, o vôo livre dos balanços, a engenhosidade gostosa das gangorras, o jogo animado de futebol, a alegria eterna dos palhaços nos circos, a sensação de liberdade do pula-carniça, o desafio do equilíbrio no plantar bananeira, dar cambalhota, e o canto sonoro de sons infantis na brincadeira das rodas sem começo e sem fim.
A tristeza volta e meia aparecia. Especialmente quando retirantes passavam por Brodósqui. Essas pessoas fugiam da seca no Nordeste e chegavam à cidade de Portinari cansadas, magras, com fome. Algumas até morriam.
Portinari não tentou retratar o Brasil como se suas telas fossem fotografias. Ele buscou distorcer e exagerar traços das figuras, por exemplo, para expressar emoção e despertar sentimentos em que via a obra.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1 – Assistir Vídeo sobre Portinari - DVD = TV Escola : Imaginário Portinari
2 - Candinho pintou também os painéis Guerra e Paz pedir aos alunos que representem por meio de pintura (guache) o significado de guerra e a Paz (obra coletiva).
3 – Organizar os alunos em grupo para pesquisarem sobre o artista, via Internet ou utilizando material impresso, levantando dados biográficos.
4 – Sugerir trabalho, no Power Point, a partir da pesquisa sobre o pintor
5- Desenho e colagem com papéis de seda coloridos, fazendo releitura de obras de Portinari.
6 – A partir de partes diferentes de uma mesma obra, coladas sobre folha branca, sugerir que os alunos as continuem. (Pipas, Café ...)
7 – Análise de algumas obras ( Os Retirantes, Café...).
8 - Propor aos alunos a preparação de materiais lúdicos baseados nas obras estudadas: quebra-cabeças, jogo dos sete erros, palavras cruzadas, caça-palavras,etc.
9 – Registros das impressões sobre o trabalho, sob a forma de redações, textos coletivos, murais, pequenos textos explicativos.
10- Reproduzir uma obra de maneira tridimensional, através de maquetes ou esculturas. (espantalho...)
11- Quando era pequeno o circo passava sempre pela cidade de Portinari : apreciar as obras deste tema e pedir que façam a sua.
12 – Trabalhando linhas: observar a obra de Portinari Palhacinhos na Gangorra. Escolher um personagem ou elemento da obra e desenhá-lo no meio de uma folha de papel. A seguir contornar esse desenho até o final o papel. Observar que tipo de linha foi utilizado nesse trabalho. Sinuosa? Reta?
13 – Exposição dos trabalhos realizados
Avaliação
A avaliação será realizada partir da participação dos alunos e dos trabalhos realizados durante todo o processo.
Duração : 2º bimestre/2011
Bibliografia
- Crianças Famosas PORTINARI -
Nadine Trzmielina e Angelo Bonito – Edit. Callis
- Internet
- Criar e Brincar com PORTINARI – Aurora Ferreira – Nova Razão Cultural
- DVD TV ESCOLA Vol III – nº 01 – Arte – “Imaginário Portinari”
- Brincando com Arte - Portinari Angélica Policeno Fabbri
Editora Noovha América
Maravilhoso seu trabalho. Parabéns pela iniciativa e pelo compartilhamento de ideias.
ResponderExcluirObrigada. :)
ResponderExcluir